30 de jul. de 2012

Da gestão de ideias a gestão da inovação

Há tempos inovar deixou de ser algo desnecessário para empresas que desejam crescer. No atual mundo competitivo, a inovação passou a fazer parte do cotidiano das empresas para se manterem no atual cenário competitivo globalizado.

Mas como criar mecanismos que permitam gerar mais e mais inovações a cada dia?

Uma das maneiras mais eficazes é adotar-se a inovação aberta, open innovation em inglês, termo difundido por Henry Chesbrough seu criador. Chesbrough ensina que uma empresa deve se relacionar com todo seu ecossistema para conseguir realmente um diferencial competitivo em inovação.

Este relacionamento passa por fases e deve ser implementado e retroalimentado sempre.

Tem início visitando-se o Alinhamento Estratégico da empresa e o mapeamento dos stakeholders do processo de inovação. São os stakeholders que definem a linha mestra na qual será conduzida a gestão de ideias e a consequente gestão da inovação. Devem também decidir os envolvidos no processo de gestão de ideias. Estes podem ser seus colaboradores internos, seus fornecedores, seus clientes, uma Universidade parceira ou qualquer outro elo que tenha relacionamento com a empresa.

Esta linha mestra, passa pela Cultura da empresa, onde devem ser verificados os valores da organização e as formas de comunicação a serem utilizadas para conseguir-se o perfeito engajamento de todos os envolvidos no processo.

Processo este, que deve ter seus critérios muito bem estabelecidos para que se atinja com eficácia, os objetivos traçados. Estes objetivos devem ser lançados em formas de Desafios que contenham critérios pré-estabelecidos bem claros e definidos para proporcionar uma grande quantidade de ideias. De posse de uma grande gama de ideias, torna-se necessário sua gestão. Tendo-se boas ferramentas para esta Gestão de Portfólio de Ideias a organização terá plenas condições de inovar.

A resultante deste processo deve atender plenamente aos Desafios lançados.

A partir deste momento, as ferramentas utilizadas (softwares) devem fornecer Indicadores para que exista uma sistematização da inovação na empresa.

A Ideia Pura tem experiência para auxiliar sua empresa neste processo, com parcerias firmadas com empresas de softwares de Gestão da Inovação que podem fazer sua organização inovar plenamente.




Fábio Machiaverni
Consultor de Inovação

Nenhum comentário:

Postar um comentário