Esses processos deverão ser pensados para que uma empresa consiga mais agilidade nos desenvolvimentos de inovações em seu portifólio de produtos.
Advindo da indústria automotiva, incluindo o fluxo de informações temos:
- Black Box onde o fornecedor desenvolve o projeto internamente
- Gray Box onde o fornecedor adapta seus projetos aos desenvolvidos pelas montadoras, seus clientes.
Esta forma de relacionamento com seus fornecedores torna o processo de inovação mais ágil, ou seja, avalie-os e selecione-os de forma a que eles interajam com seus projetos para soluções mais rápidas e eficazes. Faça pilotos onde ambos se envolvam e compartilhem os riscos de um processo inovativo, e também os lucros advindos deste relacionamento e da inovação.
Fast Tracks - Crie caminhos para deliberações e aprovações mais rápidos em processos inovativos. Determine limites diferentes de aprovações e desenvolvimentos internos. Áreas devem ter seus processos adaptados para processos com foco inovativo.
Como exemplo:
- Marketing – novas formas de comunicação (Web 2.0) e diferentes segmentos de mercado
- Pesquisa e desenvolvimento – novos produtos, bens, serviços e patentes;
- Comercial – escuta dos clientes nos diferentes canais, tais como redes sociais, blogs e ferramentas de SEO ;
- Logística – novas embalagens, rotas e distribuição;
- Compras – novos fornecedores, novos níveis de preços;
- Produção – mais qualidade adequada a prazos diferenciados;
- Gerencial – novos métodos e ferramentas de gestão;
- Recursos Humanos – planos diferenciados de remuneração, nova fonte de identificação (interna/externa) de recrutamento mais acertiva em perfis inovativos;
- Sistemas - novas formas de priorização de projetos;
- Demais áreas - sempre buscar agilidade e novos patamares para projetos inovativos.
Inovar é mudar a cultura, criar e definir-se novos caminhos para as oportunidades fluírem.
Fábio Machiaverni
Consultor em Inovação
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