8 de mar. de 2009

Gestão de Terceiros - Palestra Gratuita

Dia 19 de março de 2009 a T-Gestiona, empresa do Grupo Telefônica que atua em Outsourcing e a Saratt especializada em projetos de terceirização promoverão a palestra Gestão de Terceiros.

A palestra será realizada na sede da seccional São Paulo da Associação Brasileira de Recursos Humanos – ABRH-SP (Av. Engenheiro Luís Carlos Berrini, 1297, cj. 92, Cidade Monções), na capital paulista das 14:30 as 16:30hs.

Palestrante: Adriano Dutra da Silveira - diretor da Saratt Gestão de Serviços que acumula intensa participação em projetos de terceirização, gestão de risco de contratos terceirizados e treinamento de executivos e gestores. Dutra da Silveira é coautor dos livros: Quarteirização: Redefinindo a terceirização, Um Passo além da Terceirização: A transferência de atividades e tecnologia, Empresabilidade na Gestão de Serviços e Gestão Plena da Terceirização, lançado em agosto do ano passado.

O objetivo é traçar um panorama da terceirização na atualidade, estabelecendo os riscos e oportunidades para as empresas contratantes; além de analisar como a Justiça do Trabalho define e limita a terceirização com base na Súmula 331 do Tribunal Superior do Trabalho e avaliar os projetos de lei em discussão no Congresso Nacional que propõem a regulamentação da terceirização. Será uma oportunidade para entender como é possível blindar as empresas de forma jurídica e econômica para evitar passivos trabalhista, fiscal e previdenciário.

Sobre a terceirização: Mais de 86% das empresas brasileiras têm utilizado a terceirização como instrumento de modernização de seus negócios. A utilização cada vez mais intensiva desse tipo de processo tem garantido a manutenção da competitividade e a saúde financeira em variados setores da economia. Pesquisa realizada pelo IPEA - Instituto de Pesquisas Econômica Aplicada aponta a existência de mais de 7 milhões de trabalhadores terceirizados e quase 950 mil empresas prestadoras de serviço. Para se ter idéia, na última década, de cada três novos empregos registrados no país, um foi criado pelas empresas que prestam serviços para outras companhias.


Cuidados ao terceirizar: Diante da terceirização intensiva no ambiente empresarial, fatores como posição no mercado, elementos externos e economia fazem com que o processo de contratação desse tipo de serviço seja reavaliado permanentemente. “Muitas empresas praticam uma terceirização amadora e deixam de obter resultados significativos por desconhecerem o sistema. Nesse caso, o sucesso ou o fracasso não será apenas dos acionistas ou empregados da contratante, mas de todos que, direta ou indiretamente, participam desse processo”, alerta o consultor e especialista em projetos de terceirização, Adriano Dutra da Silveira.

Ele destaca a importância das prestadoras de serviço cumprirem as obrigações fiscais, trabalhistas e previdenciárias. “Muitas vezes, quem contrata deixa de lado essa questão, mas é necessário um monitoramento, inclusive, para saber se a empresa contratada está adequada à legislação trabalhista como, por exemplo, saúde e segurança dos funcionários”.


As inscrições (gratuitas) devem ser feitas diretamente na ABRH-SP pelo tel. (11) 5505-0545

Nenhum comentário:

Postar um comentário