12 de out. de 2008

Lula veta FGTS para consórcio

No dia 09 de outubro de 2008 o presidente Lula vetou a Lei que permitiria aos consorciados com saldo no Fundo de Garantia quitar suas dívidas com consórcios imobiliários.

No outro dia o Presidente vem a público e diz: "Gastem apenas o que o salário pode pagar !"

Que lindo, bloqueia o dinheiro do trabalhador para quitar suas dívidas e depois fala que além dele não poder usar o dinheiro para quitar dívidas, é bom não se endividar !

Justificativas do Veto pelo Presidente:

O uso de dinheiro da conta do trabalhador no fundo para este fim "representaria um volume de recursos significativamente maior, o que tenderia a reduzir os recursos que o FGTS dispõe para financiamento de moradia própria no âmbito do SFH (Sistema Financeiro da Habitação), em especial para população de baixa renda".

Outro motivo apontado pela Presidência foi que a iniciativa prevista na lei aprovada no Senado também "dificultaria o financiamento de projetos de infra-estrutura urbana e saneamento básico, que constituem a finalidade primária do FGTS".

O interessante é que a compra de um imóvel pelos consórcios é feito geralmente em 15 anos que correspondem a 180 parcelas, ou seja, não parece em nada com perfil de alta renda que pode pagar em bem menos parcelas ou mesmo a vista.

Quanto a segunda justificativa, creio que os impostos que pagamos deveriam ser suficientes para garantir estas melhorias, ao invés de contar com o dinheiro do trabalhador para promover infra-estrutura urbana e saneamento básico, afinal não é a toa que a JovemPan diz: Brasil o País dos Impostos !

Na prática ficou assim:

Você pode comprar ações da Vale e da Petrobrás com o dinheiro do FGTS.

Você NÃO PODE pagar a casa própria com o dinheiro do FGTS

:-!

Nenhum comentário:

Postar um comentário