20 de fev. de 2013

Teste de velocidade de internet

Faça o Teste de Velocidade de Internet com o órgão oficial responsável pela internet no Brasil, o CGI - Comitê Gestor de Internet.

Através da ferramenta SIMET (Sistema de Medição de Tráfego de Última Milha) do Ceptro BR - Centro de Estudo e Pesquisas em Tecnologia de Redes e Operações você realiza um ótimo teste de velocidade de internet.

A ferramenta tem vários recursos, testando inclusive se seu WiFi encontra-se no canal correto. O teste é desenvolvido em Java e talvez você seja levado para uma atualização da ferramenta.


Baixe também o APP (Apple e Google).


Teste agora a velocidade de sua internet clicando na imagem




A Ideia Pura presta consultoria para você ter a melhor internet disponível na sua região. Fazemos projetos de redundância de internet e energia elétrica. Temos diversos parceiros que oferecem link dedicado (rádio, fibra óptica, links temporários, ADSL, etc) como uma ótima solução de velocidade de internet. Entre em contato conosco.



Abaixo alguns termos que mostram os resustados dos testes:

Jitter 1. (sinc) variações de curto prazo (> 20 Hz) na borda de subida ou descida do relógio de um sinal digital. Ver flutuação rápida de fase. 

Flutuação rápida de fase (jitter) 1. (acesso) modulação angular não desejada do sinal digital
com freqüência de flutuação de fase superior a 20 Hz./


UDP “User Datagram Protocol” 1. (redes multiserviço, dcn) protocolo padrão da Internet de camada de transporte definido na STD 6 e na RFC 768. É um protocolo não orientado à conexão que adiciona um nível de confiabilidade e multiplexação ao IP.

Latência 1. (QoS, traf, dcn) ver atraso de propagação. 2. (QoS, acesso) quantidade de tempo decorrido entre o instante em que um dispositivo
solicita acesso a uma rede e o instante em que ele obtém permissão para transmitir.


TCP “Transmission Control Protocol” 1. (redes multiserviço) é um protocolo de transporte (nível 4 OSI) padronizado para a interligação de redes baseadas em IP. Operando no topo do IP, é responsável pela multiplexagem de sessões, recuperação de erros, confiabilidade da ligação extremo a extremo e controle do fluxo. 2. (redes multiserviço) protocolo padrão da Internet de camada de  transporte definido na STD 7 e na RFC 793. É orientado à conexão e orientado à stream, ao contrário do UDP. 

upload 1. (redes multiserviço, dcn) mandar um arquivo de um computador para outro, via rede ou modem. 
Explo: Enviar um arquivo.

download 1.(redes multiserviços, dcn) transferência de arquivo de um computador para outro, via rede ou modem. 
Explo: Receber um arquivo

Outro ponto importante são as unidades contratadas.
Mbit/s - Megabit por segundo - Saiba mais sobre as unidades de medida clicando AQUI

Interpretação
Possuo uma Internet de "2 Megas", porém meus downloads nunca ultrapassam 250 KB/s. Por quê?
As operadoras vendem suas velocidades em Mega bits (Mbit/s), mas a velocidade mostrada durante um download é medida em Mega bytes por segundo (o que não é o caso do SIMET, que mostra em Mbit/s! ). Um byte equivale a 8 bits. Sempre que você quiser calcular a sua velocidade máxima de download no navegador, divida a velocidade contratada por 8. 


Fontes: 
Glossário de Telecomunicações - TeleBrasil.org
Wikipedia
http://simet.nic.br/faq.html 


Nenhum comentário:

Postar um comentário